Higiene e proteção: A biossegurança em salão de beleza

SPHAIR Cosmetics

A biossegurança garante a proteção dos profissionais e clientes

Os procedimentos de beleza estão cada vez mais atraindo todos os tipos de pessoas. Independente da idade, cor ou classe social, a maioria deseja estar sempre bela (o). Ao longo do tempo, surgiram variedades de serviços nessa área. Profissionais de beleza, em sua atividade, estão sempre em contato com pessoas, produtos químicos e outros agentes como poluição ambiental, excesso de ruídos, etc, tudo que pode causar riscos à saúde. Por isso é importante saber tudo sobre biossegurança em salão de beleza.

O que é a biossegurança?

A biossegurança surgiu no século XX e é formada pelo conjunto de ações voltadas para prevenção ou eliminação de riscos relacionados em algumas atividades como ensino, produção, desenvolvimento tecnológico e prestações de serviços que podem comprometer a saúde.

No caso da biossegurança em salão de beleza, os riscos para a saúde serão reconhecidos, avaliados, controlados e até mesmo reduzidos, fazendo com que os profissionais como manicure, cabeleireiro, pedicure ou esteticista se tornem “imunes” aos fatores de risco.

Um salão com biossegurança aprenderá a organizar melhor a rotina de trabalho, a limpeza, higiene pessoal, esterilização e desinfecção de ferramentas que entrarão em contato com os clientes, além do descarte seguro de resíduos para preservar o ambiente.

Algumas medidas da biossegurança

O profissional de beleza, atualmente, necessita desenvolver competências para realizar o seu trabalho, uma vez que essa área também precisa estar integrada com uma boa saúde, para que os resultados sejam satisfatórios, e ofereçam segurança e qualidade para profissionais e usuários.

A biossegurança em salão de beleza é justamente para prevenir, com medidas simples, dos riscos que podem afetar a saúde. É necessário que os salões deem mais atenção nas medidas que podem ser tomadas para evitar tais problemas.

– Realizar a devida higienização e esterilizar os materiais perfuro cortantes em autoclaves.

– Manicures, pedicures e até mesmo podólogos precisam sempre estar com as mãos bem lavadas antes de começar seu trabalho. Devem utilizar máscaras e luvas descartáveis a cada cliente.

– Fazer uso de toalhas individuais, sendo uma para cada cliente, mesmo que ele realize mais de um procedimento.

– Sempre orientar os clientes para levarem seus próprios kits de manicure como alicates, lixas, palitos, etc.

– Manter o ambiente com total limpeza e organização.

X
- Enter Your Location -
- or -