Salão de beleza: Como administrar e garantir o sucesso do negócio

SPHAIR Cosmetics

Administrando um salão de beleza e garantindo a satisfação do cliente

Num mercado tão tradicional como o de salões de beleza, muitas vezes não é tão fácil conseguir destaque, uma vez que existe uma concorrência forte e um número alto de empresas que podem oferecer serviços parecidos. Por conta disso, empreender no setor foi se tornando um desafio para muitas pessoas. Mas, ainda existem aspectos que ajudam a saber como administrar um salão de beleza e garantir sucesso no segmento.

Por onde começar?

Para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso ao abrir um salão de beleza, existem diversos fatores que podem auxiliar na realização de um trabalho eficiente para alavancar o negócio e satisfazer os clientes.

Um dos primeiros passos é oferecer uma experiência mais completa e transmitir transparência para quem adquirir o serviço. Desde o início do negócio, deve-se sempre estar ciente do que está acontecendo internamente e se certificar de que sabe mesmo o que o público deseja.

Além disso, é importante que o empreendedor não queira somente investir em produtos e treinamentos técnicos da equipe, mas também pensar nos processos e toda a organização do salão. É necessário saber lidar com todas essas questões.

Listamos alguns outros fatores sobre como administrar um salão de beleza que o negócio seja desenvolvido.

5 fatores principais da administração de um salão

Ser responsável por um negócio não é fácil, pois deve-se lidar com questões do próprio cliente, como reclamações, pedidos de produtos, vendas entre outros. Portanto, é necessário saber como administrar um salão de beleza. E os pontos a se pensar são:

1 –  Gestão e atendimento dos clientes

A forma como são recebidos os agendamentos e como se controla a agenda é importante para se ter uma base de clientes e ao mesmo tempo, mantê-los satisfeitos, não cometendo assim os mesmos erros.

O ideal é considerar todas as maneiras possíveis de se entrar em contato com o cliente, considerando linha telefônica, secretária eletrônica, software de agendamento online, etc. É importante sempre pedir telefone, e-mail, data de aniversário, para ter uma base de informações.

2 – Divulgação e marketing

Quando os produtos e preços estão definidos, é o próprio responsável pelo salão que irá estabelecer as estratégias que serão aplicadas para a divulgação de seus serviços, e assim colocá-las em prática e acompanhar resultados. Se for preciso, esse serviço deve ser terceirizado, com a definição de um orçamento máximo para ser gasto nessa área.

3 – Gestão dos funcionários

Esse fator é opcional e criativo. Geralmente, os bastidores de salão de beleza são ótimos para formar alianças novas. Por isso, os funcionários devem estar o máximo possível ao lado de sua empresa. Em alguns salões, existe mais liberdade com o funcionário.

Outros são mais rigorosos. A melhor dica é investir tempo e dinheiro contratando o profissional correto para treiná-lo da melhor forma possível. Reuniões mensais também podem ser realizadas.

4 – Serviço de qualidade

Para prestar um serviço de qualidade, o salão deve fornecer para os funcionários todo o material necessário e equipamentos. Precisa haver sempre um controle de estoque dos produtos para que sejam usados nos serviços e nas vendas.

Uma planilha deve ser feita, mas o ideal mesmo é controlar o estoque de maneira mais eficiente, através de um sistema de gestão que poupará o tempo.

Decoração, limpeza e manutenção também precisam estar em dia para que os clientes se sintam à vontade. É importante dar uma verificada no ambiente, conversar com os funcionários e com os clientes e observar tudo o que está sendo feito.

5 – Controle do financeiro

Simples de se fazer, mas um pouco complexo, pois é preciso ganhar mais do que se gasta. É necessário, ao final de cada mês, controlar o quanto houve de gastos e o quanto se está tendo de lucratividade. Softwares e planilhas poderão ajudar neste caso e o caixa deve ser verificado todo os dias, como um ritual a ser seguido.

Dica extra

Um planejamento/cronograma das coisas que se deseja implementar no salão de beleza pode ser feito para facilitar o andamento das atividades.

 

X
- Enter Your Location -
- or -