Negócios: 5 dicas de como reconquistar um cliente e voltar ao topo

SPHAIR Cosmetics

Salões de beleza também podem perder clientes

Em todo negócio sempre irá existir aquele cliente antigo que sumiu e provavelmente acabou não tendo mais motivos para voltar. E em salões de beleza isso também acontece muito. Geralmente, em torno de 20% da clientela é perdida, mas quando esse número começa a subir, é motivo de preocupação e o momento de apurar os erros. Elaboramos esse post justamente para que você saiba como reconquistar um cliente.

Recuperando o público e reconquistando a confiança

A perda de clientes significa que esse é a hora de identificar quais são os problemas que estão sabotando a fidelidade do público, e assim fortalecer novamente os laços entre ambas as partes. O ideal é pensar em novas estratégias para chamar a atenção novamente.

Saber como reconquistar um cliente não é uma tarefa tão difícil. Basta ter organização, planejamento e trabalhar com profissionais competentes que sejam a chave para o novo sucesso do salão de beleza.

Segundo alguns consultores e especialistas, é importante fazer de tudo para que esse público retorne ao estabelecimento. E além do que já falamos, existem outras dicas preciosas para que você saiba como reconquistar um cliente.

Dicas essenciais

1 – Descobrir quem é o cliente

É necessário saber exatamente se esse cliente é ou não rentável, uma vez que apenas tê-lo por perto não resolverá o problema. Mas, caso ele não seja, pode ser estabelecida ao menos uma parceria interessante para que não existam prejuízos para a empresa, no caso, o salão de beleza. Após isso, deve-se entender as necessidades desses clientes para atendê-los da melhor forma possível e mostrar a ele que sua oferta é a melhor.

2 – Investir em gerentes de relacionamento

O gerente de atendimento ao cliente é a pessoa fundamental para o planejamento, pois ele irá representar o salão fazendo cadastros, elaborados por meio de entrevistas na primeira visita que o cliente fizer, e descobrir justamente o porquê de ele estar procurando esse estabelecimento. Com esse questionário será possível encontrar os problemas, caso a pessoa deixe de frequentar o local.

3 – Apostar na imagem

É muito importante construir uma imagem diante dos clientes, por isso é fundamental conhecer as características desse público primeiro, tanto físicas quanto profissionais, para saber em que ele pode se identificar, e a partir daí criar um visual que valorize suas qualidades como profissional do salão de beleza.

4 – Valorizar o contato direto

Em qualquer estabelecimento, esse é o ponto mais importante. Deve-se haver um bom relacionamento com os clientes, procurar seus momentos de lazer ou de compras no mesmo bairro em que o seu salão está inserido, pois existe a possibilidade de encontrar clientes e até mesmo os ex clientes de uma forma bem descontraída, tendo a oportunidade de um bate papo mais informal e recuperar a confiança.

5 – Promover eventos

As atividades presenciais são as que renovam o contato e aproximam clientes e funcionários com facilidade. Por isso, é importante investir em ações de comunicação periódicas, fazendo um dia a dia diferente. Newsletter e revistas corporativas podem ajudar, principalmente a manter os contatos já estabelecidos.