Cabelo ressecado: descubra como saber se os seus fios estão desidratados e aprenda a tratá-los

Você sabe qual a diferença entre cabelo ressecado e cabelo seco? Consegue identificar quando seus fios precisam de hidratação? Ou sabe o que fazer para se livrar dos efeitos do ressecamento capilar? 

Hidratação Para Cabelos Ressecados e Quebradiços Caseiro

Se a sua resposta a essas perguntas é “não”, você está precisando de ajuda e nós vamos ser sua mão amiga! Veja como descobrir se o seu cabelo está ressecado e como devolver a ele a vida e a beleza dos fios saudáveis. 

Cabelo seco e cabelo ressecado são a mesma coisa? 

Para começar a tratar o cabelo ressecado é muito importante desfazer uma confusão comum: acreditar que cabelo seco e fios ressecados são a mesma coisa. 

Cabelo seco 

Assim como o cabelo oleoso e o cabelo normal, o cabelo seco é um tipo de cabelo. Sua principal característica é produzir pouca oleosidade no couro cabeludo, o que o torna mais propenso a ficar opaco, quebradiço e com frizz.

Por conta do seu formato em espiral, que dificulta que o óleo se espalhe do couro cabeludo para as pontas, os cabelos cacheados e crespos têm mais chances de serem secos. Mas donas de fios lisos e ondulados também podem ter esse tipo de cabelo.

Cabelos ressecados 

Já o cabelo ressecado é aquele que está desidratado por conta de algum processo químico ou pelo uso excessivo de ferramentas de calor, como chapinha e secador. Esse tipo de problema pode acontecer com cabelos de todos os tipos. E para recuperar os fios que estão ressecados o grande segredo é investir em tratamentos que devolvam a ele a umidade perdida.

Como reconhecer um cabelo ressecado?

O cabelo fica desidratado quando perde água, lipídios e proteínas, o que deixa os fios sem vida e mais fáceis de embaraçar. Para saber se os seus cabelos estão ressecados, repare nestes sinais: 

  • fios frágeis e quebradiços
  • cabelo opaco
  • aumento do frizz
  • fios sem movimento 
  • pontas-duplas. 

Como recuperar cabelos ressecados?

Agora que você já sabe reconhecer quando seu cabelo está ressecado, veja nossas dicas para tratar esse problema: 

Evite lavar o cabelo com água quente

A água quente abre a cutícula do cabelo, isso impede que os fios retenham a umidade e as substâncias necessárias para ficarem hidratados. Para tratar ou evitar cabelos ressecados, o ideal é lavá-los sempre com água fria, que sela as cutículas e dá brilho. 

Hidrate, hidrate, hidrate!

A hidratação é o tratamento mais importante para fios ressecados. Primeiro, porque ela devolve a água que o cabelo perdeu. Depois, porque ela prepara os fios para outros tratamentos importantes para recuperar a saúde do cabelo ressecado. 

Nutra o cabelo ressecado fazendo umectação

A umectação capilar é um tratamento de nutrição feito com óleos vegetais que prolonga os efeitos da hidratação por selar a cutícula do cabelo. Ao repor nutrientes importantes para os fios, a umectação acaba com o ressecamento, com o frizz e com as pontas-duplas.

Use um shampoo hidratante

Gastar tempo e dinheiro com tratamentos de hidratação e nutrição não trará resultados tão legais se no dia a dia você optar por usar produtos que ressecam seu cabelo. Por isso, na hora da lavagem, fique longe dos shampoos antirresíduos e de limpeza profunda, e prefira shampoos que limpam os fios suavemente, ajudando na hidratação.

Invista em finalizadores com termoproteção 

O excesso de calor é um dos principais motivos para o cabelo ficar ressecado. Para impedir que seus fios fiquem desidratados, escola finalizadores com termoproteção, que tratam e protegem o cabelo enquanto modela os fios. 

 

Curtiu nosso conteúdo sobre cabelo ressecado? Para colocar nossas dicas em prática e ter fios sempre bem cuidados e lindos, acesse a loja virtual da SP Hair e conheça nossos produtos que cuidam e tratam suas madeixas.