Salão de beleza: 5 dicas para atender melhor e fidelizar o seu cliente

SPHAIR Cosmetics

Como atender melhor os clientes e fazer o salão obter uma excelente imagem

O mercado de beleza, atualmente, é um dos mais concorridos. Já existem mais de 500 mil clínicas de estética, salões e spas que a cada dia são mais procurados pelas pessoas que desejam dar um up no visual. Mas, como um salão de beleza, por exemplo, pode se destacar entre os concorrentes? Geralmente, a forma como o cliente é atendido faz toda a diferença. Neste post você vai descobrir algumas dicas de como fidelizar o cliente do seu salão de beleza através do atendimento.

Atendimento de qualidade

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de um salão de beleza é o relacionamento com o cliente, ou seja, é importante que ele seja bem atendido de modo que queira retornar ao local, por isso que muitas pessoas frequentam o mesmo local há anos.

Geralmente, isso acontece quando elas estabelecem um laço quase efetivo com o salão, ainda mais quando o salão oferece serviços diferenciados, preços justos e profissionais competentes, incluindo o atendimento, que fazem total diferença. Existem algumas dicas de como fidelizar o cliente do seu salão de beleza através do atendimento que listamos nesse post.

5 dicas para fidelizar o cliente do seu salão

As dicas de como fidelizar o cliente do seu salão de beleza pelo atendimento são excelentes para o bom funcionamento do mesmo e para sua imagem diante do cliente.

1 – Sorrir sempre

Um sorriso sempre pode conquistar, até mais do que você imagina, afinal, todas as pessoas se sentem bem ao serem recepcionadas por alguém com simpatia. Por isso, deve-se sempre atender os clientes com um sorriso, para mostrar a eles que serão bem tratados no espaço e transmitir energia positiva e uma recepção calorosa.

2 – O cliente sempre terá razão

Será necessário que a atendente esteja preparada para lidar com todas as adversidades que surgirem, e da melhor maneira possível. Nesse caso, a melhor dica é tentar se colocar no lugar do cliente e buscar novas soluções rápidas para que o problema seja contornado. Se o cliente ficar insatisfeito com uma escova ou tintura, por exemplo, pode oferecer algum tratamento grátis. É importante identificar o que houve de errado e fazer com que as falhas não se repitam.

3 –  Dar atenção ao cliente

Quando chegar alguém no salão, ele deve ser atendido da melhor forma possível, ou seja, é importante que o cliente seja sempre avisado de quanto tempo falta para que ele seja atendido, se certificando quantas cadeiras ainda estão disponíveis, oferecer uma revista durante a espera, e até mesmo, manter uma conversa bem agradável.

4 – Atualizar a agenda e organizar sempre

A atendente deve sempre estar atualizada e dar uma olhada nos agendamentos do dia para que assim ela já tenha uma ideia de quem estará no salão e quais os tratamentos realizados, recepcionando de forma mais completa os clientes. Além da agenda organizada, que evita que aconteçam erros em horários marcados, que podem causar uma má impressão a quem frequenta.

5 – Ter uma atitude positiva

Essa é uma característica muito comum entre as atendentes e é isso que faz com que os clientes queiram voltar ao local. Palavras e frases negativas, como “não sei”, e “não”, devem ser evitadas. O atendimento deve ser ágil, cortês e transmitir informações precisas.

E no seu salão de beleza, como anda o atendimento? Que tal colocar essas dicas em ação?