Como manter o ruivo? Aprenda agora em 7 passos!

SPHAIR Cosmetics

Irreverente, intensa e cheia de charme, o cabelo ruivo chama atenção por onde passa, não tem jeito. Nascer ruiva é um privilégio para poucas. Ainda bem que não é necessário depender apenas disso, com os produtos existentes qualquer uma pode ostentar uma cabeleira avermelhada de dar inveja.  

Mas, só quem é adepta dos fios da cor “de fogo” sabe das dificuldades enfrentadas.  

O primeiro grande obstáculo é chegar naquele tom ideal. São testes e apostas até conseguir. Afinal, quem nunca acabou ficando com aquela cor meio estranha?!  

Depois de finalmente conseguir chegar no ruivo perfeito, vem a outra grande dificuldade: manter a cor. O desbotamento vira o grande inimigo e como manter o ruivo por mais tempo vira a grande questão.  

Mas, fique tranquila! Logo, logo vamos explicar como manter o ruivo 

O pigmento vermelho tende a se fixar menos nos fios e acaba se soltando com mais facilidade. Alguns truques podem ajudam a evitar o problema e a prolongar a duração e a intensidade da coloração.  

 como manter o ruivo

 

Como manter o ruivo por mais tempo  

Vamos apresentar 7 dicas de como manter o seu ruivo por mais tempo. Confira:  

 

1- Cuidado com a lavagem  

Sempre que possível, diminua a quantidade que você lava o cabelo.  Dica super importante de como manter o seu ruivo por mais tempo.

Toda vez que você lava os fios, a cor perde uma pouco da intensidade. Pois, nesse processo as cutículas do cabelo são abertas pela ação do shampoo e isso faz com que se perca parte dos pigmentos, e acabe desbotando.  

Sem contar que a lavagem excessiva retira também a camada de hidratação natural dos fios. Fazendo com que eles fiquem ressecados e quebradiços.  

 

2- Atenção na temperatura da água  

Parece uma dica simples e boba, mas quase todo mundo esquece: evite lavar os cabelos com a água muito quente.  

As altas temperaturas estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, fazendo com o cabelo fique oleoso na raiz, e com aquela aparência de sujo que ninguém gosta. E além de favorecer a queda dos fios.  

A água fria evita o ressecamento dos fios e ajuda também a fechar as cutículas, deixando as madeixas com mais brilho e vida. E lembra: com a cutícula do fio fechada, a cor ruiva permanece por mais tempo.  

Quer saber como manter o ruivo? Água fria ou morna!

Como manter o ruivo: água fria 

3- Transforme o condicionador em um grande aliado  

Usar o condicionador é uma das tarefas que todo mundo acredita que saber fazer muito bem, né? Afinal fazemos isso quase todos os dias.  

A verdade é que grande parte das mulheres usa o produto de forma errada.  

Você aplica o condicionador no cabelo super molhado? Essa não é a forma certa de usar o cosmético.  

Aplicando o produto nos fios mega molhado faz com que ajude a desembaraçar as madeixas, mas isso não trata a cutícula do fio, que é a verdadeira função do produto.  

Sempre retire o excesso de água do cabelo antes de passar o condicionador para que os fios consigam receber integralmente os benefícios do produto.  

Então, pensando em como manter o ruivo por mais tempo? O segredo é esse: tirar o excesso de água antes de passar o condicionador.  

Outra dica, é apostar em um condicionador com antioxidantes, como, por exemplo, o óleo de argan, mesmo se o cabelo for fino ou oleoso.  

 

4- Hidratação sempre  

É muito importante deixar o cabelo saudável nos processos de coloração. Quanto mais danificado, mais expostas as cutículas (olha elas aqui de novo!) estarão aos processos físicos e oxidativos. Ou seja, a cor vai desbotar com mais facilidade. 

Por isso é muito importante apostar na hidratação constante. Afinal, quem não ama um cabelo macio e hidratado?  

Além dos cuidados realizados em casa, é indispensável passar no salão para uma hidratação mais profunda de vez em quando. Os produtos usados em casa não têm a mesma potência e eficácia dos que são usados nos salões.  

 Como manter o ruivo: máscara copper

 

5- Use filtro solar  

Há quem pense que o protetor solar deve ser usado apenas quando o sol aparece, e apenas no corpo. Engano! Os raios UV são extremamente prejudiciais aos fios, assim como à pele.  

Quem fica muito tempo exposto ao sol, já pode ter percebido que os fios ficam opacos rapidamente. Isso acontece porque o sol e o calor oxidam a cor, fazendo com que a mesma tenha alteração.  

Por isso, se for expor as madeixas ao sol, use e abuse dos produtos com proteção solar específica para os fios e de acessórios, como o chapéu, para manter o ruivo por muito mais tempo.  

Quer uma dica de ouro? O BB Cream da SP Hair Cosmetics, que possui 10 benefícios em um único produto, sendo um deles o protetor solar específico para os fios. E você ainda conta com todo o cuidado que só um produto profissional pode proporcionar aos seus fios.  

 

6- Proteja os fios do secador, chapinha e babyliss  

A alta temperatura e calor faz com que o cabelo vá desbotando com o tempo, como vimos anteriormente, e perca a vivacidade do tom. Para evitar isso, aplique sempre um protetor térmico nas madeixas para proteger os fios do calor antes de usar o secador, chapinha e o babyliss 

A nossa dica de produto é o queridinho Shine Spray. Que além de protetor térmico, ele também é perfume para os cabelos. Aquele que não pode faltar na sua bolsa!  

 

7- Retocar somente a raiz  

A sobreposição de colorações danifica as fibras de queratina presentes nos cabelos, provocando ressecamento, opacidade e alterações na tonalidade da cor.  

Por isso, é extremamente importante reservar a manutenção da cor utilizando a tintura permanente apenas na raiz. E no restante do cabelo, usar SOMENTE a máscara tonalizante 

Na hora de escolher a sua máscara tonalizante aposte nas marcas que visam também a hidratação do fio. Lembra que um dos itens para manter o ruivo por mais tempo é a hidratação? Assim, você já faz 2 em 1! Isso que é praticidade.  

A Máscara Tonalizante Copper Hair é feita a base de Vitamina E (que ajuda no crescimento dos fios e na queda), Proteína do Trigo (forma uma película de proteção no fio, proporcionando mais brilho e sedosidade) e o Óleo de Ojon (ajuda na recuperação e oferece brilho intenso aos fios).  

Quer saber mais sobre a Máscara Copper Hair, assista a esse vídeo. Você não vai se arrepender!  

 

7-Use e abuse do finalizador  

Para evitar que os cabelos fiquem ressecados é sempre bom usar um finalizador hidratante nos cabelos. Esse produto vai ajudar a evitar que as cutículas dos fios se abram, ajudando a manter os pigmentos de cor dentro dos fios.