Como saber o que o cabelo precisa? Dicas para escolher o tratamento certo para seus fios

Na missão de manter nossos fios sempre lindos e saudáveis, tem uma dúvida que surge com frequência: “como saber o que o cabelo precisa?”. Afinal, cada tratamento oferece um tipo de cuidado e você usar um produto inadequado para as necessidades dos seus fios, além de não dar o resultado esperado, ainda pode prejudicá-los. 

Pensando nisso, neste artigo a gente compartilha dicas que ajudam a identificar o que o seu cabelo está precisando. Confira! 

O histórico do seu cabelo ajuda a saber o que ele precisa 

Para começar a entender o que o cabelo precisa, é muito importante considerar os processos pelos quais ele já passou e como é sua rotina de cuidados com ele.

Cabelos que constantemente são submetidos a processos químicos, como progressiva e coloração, ao uso de chapinha e secador sem proteção térmica ou são muito expostos ao sol, por exemplo, tendem a estar mais danificados e precisam de cuidados diferentes daqueles que nunca passaram por tratamentos de descoloração ou alisamento, por exemplo.

Por isso, na hora de tratar as madeixas, é fundamental entender os impactos que os processos pelos quais elas passam causam, e escolher produtos que tratem os danos que elas apresentam. 

Testes para saber o que o seu cabelo precisa

Além do histórico, para saber o que o seu cabelo precisa, também vale fazer alguns testes simples, indicados por profissionais, para avaliar algumas características da estrutura capilar: 

Teste de porosidade

Bem simples, o teste de porosidade consiste em colocar um fio de cabelo em um copo-d’água: se ele afundar, precisa de reconstrução; se ficar no meio do copo, sua maior necessidade é a nutrição; e se boiar, só precisa de hidratação

Teste de resistência

Nesse teste, você deve segurar o fio pela raiz e dar leves puxões para verificar a “força” dele. Se ele quebrar com facilidade, é porque está precisando de tratamentos que reconstroem a fibra capilar. 

Teste de opacidade

Esse é um teste de comparação: coloque a ponta do seu cabelo próxima à raiz e veja a diferença de brilho entre uma parte e outra. Se suas pontas estiverem muito mais opacas do que a raiz, seu cabelo está precisando repor água e nutrientes. 

Teste do toque

Com esse teste você consegue notar se o seu cabelo está com a cutícula aberta. Para isso, toque o fio e identifique se ele está áspero. Se estiver, ele está desidratado e precisa de cuidados que devolvam a unidade natural do cabelo. 

Além das características percebidas nesses testes, para identificar o que o cabelo precisa, repare se ele está com muito frizz, elástico ou ressecado, esses sinais também ajudam a saber quais cuidados adotar. 

O cronograma capilar é o segredo para dar aos seus fios o que eles precisam 

Como deu para notar, cada dano pede um tratamento diferente para o cabelo. E se você quer dar  tudo o que o seu cabelo necessita, seguir um cronograma capilar é a escolha certa. 

O cronograma é formado por três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas trata diferentes danos nos cabelos, e devolve aos fios todas as substâncias que eles perdem rotineiramente e ao passarem por processos químicos e outros procedimentos que fazem mal à estrutura capilar. 

E a grande vantagem é que você pode montar seu cronograma de forma totalmente personalizada, para dar aos seus cabelos exatamente o que eles precisam. 

Assim, se os seus fios estão frágeis, elásticos e com queda, você deve dar foco aos tratamentos de reconstrução, usando produtos como a máscara reconstrutora Bioline e a máscara de reposição de massa Kera Up.

 

Já se os seus fios estão porosos, desalinhados e com frizz, invista em tratamentos de nutrição, como a máscara de nutrição intensa Pro Active.

 

E se os seus cabelos estão ressecados, sem brilho ou ásperos, precisam de hidratação e você pode usar produtos como a máscara Rosa Perfeita e a máscara de Alto Impacto.

Esperamos que nossas dicas sobre como identificar o que o cabelo precisa ajudem você a tratar suas madeixas. E para saber mais sobre cronograma capilar, leia nosso artigo Entenda o que é cronograma capilar e como criar o seu