Você já se perguntou que tipo de tratamento o seu cabelo precisa? Com as dicas abaixo você ficará por dentro de todas as diferenças entre hidratação capilar, nutrição e reconstrução. No final dessa leitura você já saberá o que seu cabelo precisa para ficar divo.

HIDRATAÇÃO CAPILAR

Mesmo que você não tenha feito alisamento, descoloração ou tintura, o ressecamento pode acontecer do mesmo jeito. Todos os tipos de fios estão sujeitos ao ressecamento, pois as madeixas também sofrem agressões externas do meio ambiente, que são causadas pelo cloro, o sal, a poluição, o vento, a poeira e o sol. Todos esses fatores fazem com que o seu cabelo perca oleosidade natural, ou seja, as madeixas sofrem de aspereza, embaraçamento, frizz, opacidade, pontas duplas e volume.

Não abuse do calor da chapinha e do secador! É comprovado que o ressecamento piora de acordo com o uso abusivo do calor térmico. Se acontecer de seus fios ficarem ressecados, faça ciclos semanais de hidratação com produtos específicos para cada ocasião. Os produtos em questão hidratam as fibras capilares, devolvendo água e fazendo com que os fios fiquem mais brilhosos, desembaraçados, disciplinados, maleáveis e suaves. Enquanto o shampoo hidratante serve para limpar as raízes oleosas e umedecer as pontas ressecadas, máscara Hydrate Caviar da SP Hair restaura os fios ao invés de apenas disfarçar o ressecamento. Já o condicionador hidratante facilita o alisamento dos fios, que tendem a quebrarem ao serem forçados.

NUTRIÇÃO CAPILAR

Quando os cabelos recebem banho de brilho, tintura e tonalização, as fibras capilares se tornaram reféns da nutrição, além da hidratação capilar. Quem faz escova progressiva ou descolore os fios deve inserir a nutrição em seu cronograma capilar. Quando as madeixas recebem algum tipo de procedimento químico, por exemplo, a coloração, as escamas das fibras capilares se abrem para que os produtos possam ultrapassar as cutículas e agir no córtex. O problema é que uma vez que as escamas das fibras capilares permanecem abertas, as mesmas levam embora toda a água, a massa capilar e os nutrientes dos fios. Esse fenômeno é chamado de porosidade, que resulta em quebra capilar.

A nutrição capilar repõem aminoácidos essenciais, ajudando a selar as cutículas, de modo que a quebra seja totalmente corrigida. Com a reposição de nutrientes, os fios ganham brilho, força, maleabilidade, resistência e suavidade, livrando-se do embaraçamento, dificuldade de alisamento, frizz e volume.

RECONSTRUÇÃO CAPILAR

A reconstrução capilar é indicada para quem  já passou por todos os tipos de agressões mencionados acima e que está com os fios emborrachados, ou seja,  fios que parecem com um elástico quebrado no meio. Resumindo, a reconstrução capilar deve ser feita somente em cabelos danificados devido à descoloração e à escova progressiva. A linha Kera Up é um poderoso kit de reestruturação capilar capaz de hidratar, recuperar e reverter químicas pesadas.

Sem um tratamento capilar específico, alternando hidratação, nutrição e reconstrução, os cabelos descoloridos e alisados, sem massa capilar, podem sofrer com o temido corte químico, cujo rompimento dos fios pode acontecer bem próximo das raízes.

A reconstrução não é indicada para madeixas saudáveis, pois os produtos contém queratina entre os seus ingredientes, o que pode oferecer o resultado contrário ao desejado nestes casos. Para os cabelos realmente detonados, a queratina da reconstrução age como um restaurador, fortalecendo, encorpando e tratando os fios enfraquecidos, fazendo com que os mesmos tenham resistência e não sofram com a quebra capilar, evitando assim que aconteça o efeito elástico e o corte químico, que são temidos por todas as mulheres que fazem descoloração.