Entenda o que é cronograma capilar e como criar o seu

Você sabe o que é cronograma capilar? Sabe como montar uma rotina de tratamento para os seus cabelos?

Se a sua resposta a essas perguntas é não, escrevemos este artigo para você! Nele, vamos ensinar a criar um cronograma de cuidados para ter cabelos 100% lindos e saudáveis. Confira!

 

O que é cronograma capilar

O que é cronograma capilar

De um tempo pra cá, tem se falado muito sobre cronograma capilar. Mas ainda é comum encontrar quem não sabe exatamente o que é isso.

Então, vamos explicar… O cronograma capilar é a definição de uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios de cabelo.

Essa rotina de cuidados tem como objetivo recuperar os fios de danos causados pelo sol, pela poluição, pela água com cloro ou água do mar, pelo excesso do uso de chapinha, secador, babyliss e pelos procedimentos químicos.

Quando seguido da maneira correta, o cronograma capilar restaura a saúde e a beleza dos fios, garantindo um cabelo nutrido e hidratado, com brilho e maciez.

 

Quais são as etapas essenciais de um cronograma capilar?

Quais são as etapas essenciais de um cronograma capilar

Um cronograma capilar é composto por três etapas essenciais:

Hidratação

A primeira etapa do cronograma capilar é hidratação. Nessa etapa, são feitos tratamentos que repõem a umidade do cabelo, devolvendo aos fios a elasticidade e o balanço, garantindo cabelos macios e livres de ressecamento. 

Nutrição

A nutrição é a segunda etapa do cronograma capilar e é composta por cuidados que protegem o cabelo das agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. 

O objetivo dessa etapa é repor a camada lipídica do cabelo, alinhando e fechando as cutículas do fio, impedindo que ele perca hidratação.

Restauração

Última etapa do cronograma capilar, a restauração inclui tratamentos que reconstroem a massa perdida do cabelo e revitalizam fios quebradiços. 

Os cuidados de restauração repõem as proteínas do cabelo, deixando os fios mais fortes, o que evita a quebra e o afinamento das pontas.

 

 Como montar o seu cronograma

 Como montar o seu cronograma

Agora que você já sabe o que é cronograma capilar e como ele é importante para manter a saúde e a beleza dos cabelos, veja os três passos para criar um cronograma para os cuidados dos seus fios:

Passo 1: identifique a necessidade do seu cabelo

Para começar a montar o seu cronograma capilar é fundamental identificar as necessidades do seu cabelo: 

  • fios ressecados e ásperos ao toque ou que estão sem movimento pedem por mais cuidados de hidratação. 
  • cabelos sem brilho, com muito frizz e que embaraçam facilmente precisam de mais etapas de nutrição. 
  • cabelos que passaram por alguma agressão forte, como processos químicos, ou estão quebradiços e sem corpo, precisam de mais tratamentos de reconstrução.

Passo 2: escolha os produtos certos para os cuidados que o seu cabelo precisa

escolha os produtos certos

Depois de identificar a principal necessidade do seu cabelo, é hora de escolher os produtos que serão usados nas etapas do seu cronograma capilar. 

É importante que você escolha produtos indicados para os cuidados que o seu cabelo mais necessita. Se os seus fios precisam de nutrição, invista em fórmulas à base de óleos vegetais como argan, macadâmia, karité, coco e ojon.

Para cabelos que necessitam de hidratação, escolha máscaras com ingredientes que devolvam a umidade ao cabelo. Produtos ricos em pantenol, aloe vera, algas marinhas e glicerina são ótimos para essa etapa.

E para fios que precisam de reconstrução, invista em produtos ricos em proteínas e aminoácidos, elementos que compõem a fibra capilar, devolvem a massa e fortalecem os fios contra quebras.

Passo 3: defina uma agenda mensal de tratamento

agenda mensal de tratamento

Agora é a hora de montar seu cronograma capilar! Comece sempre pela hidratação e defina a quantidade e a frequência dos tratamentos de acordo com a principal necessidade dos seus cabelos. 

 

Gostou de saber o que é cronograma capilar!? Esperamos que você use as informações deste artigo para montar sua própria rotina de cuidados com os fios! E para ver outras dicas que ajudam você a ter cabelos de diva, siga a SPHair nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram