Existem tantos produtos no mercado, para realçar a cor dos cabelos, que fica cada vez mais difícil saber qual deles é a melhor opção para a sua necessidade. Neste post mostraremos, com exemplos claros, a diferença entre matizadores, tonalizantes, descolorantes e os diversos tipos de coloração permanentes que existem.
Antes de entender as diferenças desses produtos precisa ficar claro que quando um cabelo passa por um processo de descoloração, além de perder os pigmentos naturais ele sofre uma perda de muitos nutrientes importantes para os fios, que acabam resultando na abertura da cutícula. Quanto mais descolorido maiores são os cuidados com a manutenção.
Então vamos as diferenças entre os tipos de coloração mais conhecidos:
Matizadores
Matizar é o nome de uma técnica da colorimetria, que serve para neutralizar cores. Hoje em dia matizar virou sinônimo de ter um cabelo perfeitamente platinado e a primeira coisa que vem na cabeça de quem quer descolorir os fios é “preciso de matizadores”. A grande verdade é que matizador serve exclusivamente para manutenção, ou seja, ele evita que o loiro fique amarelado. Além disso ele não consegue penetrar no córtex do cabelo, sendo um pigmento totalmente superficial, que sai ao longo do tempo.
Use matizadores de baixa pigmentação com mais frequência e os de alta use uma vez por semana. O Blond Hair da SP Hair é uma ótima opção para quem deseja usar um matizador de qualidade, que elimina os tons mais amarelados (é recomendado para uso profissional).
Tonalizantes
O tonalizante é uma tintura de pouca duração, semipermanente e oxidante, ou seja, ele penetra mais na fibra do cabelo ficando entre o córtex e a cutícula. Ele assemelha-se a coloração, porém sem amônia e também dura muito mais tempo que um matizador.
Existem dois tipos de tonalizantes: o mix corretor e banho de brilho. O mix corretor serve para corrigir a cor, sendo misturado junto com a tintura permanente e com a água oxigenada para anular uma cor indesejada dos cabelos. Exemplo: cabelos castanhos tem tendência de ganhar reflexos vermelhos ao serem tingidos ou descoloridos. Para isso não acontecer deve se misturar um mix corretor verde para anular a cor vermelha. Já o banho de brilho é indicado para quem descolori os fios, mas não usa tinta permanente, ou seja, remove pigmentos amarelados ou alaranjados de cabelos loiros. Os dois produtos também servem para acentuar a cor.
Coloração
A coloração costuma ser permanente e durável, geralmente composta de amônia. Se você quer mudar a cor do seu cabelo definitivamente compre coloração, pois ela entra no interior da fibra e consegue tomar o lugar do nosso pigmento natural, pois ela abre muito mais a cutícula do que os tonalizantes.
Descoloração
O descolorante é totalmente diferente da coloração e do tonalizante, porque a única função que ele tem sobre os cabelos é de clarear e retirar todo o pigmento que tem dentro do fio.
Se você quiser ser loira, o ideal não é pintar o cabelo com tinta loira, pois se você não tiver uma base clara no cabelo a tendência de ficar amarelo alaranjado é muito alta. Use sempre um descolorante antes de pintar, com o uso do matizador ele consegue atingir um tom platinado muito mais bonito.
Conclusão
Antes de usar uma coloração procure ajuda de um profissional especializado no assunto.