Você sabe o que é a nutrição capilar?

O seu cabelo está seco, sem vida e com frizz? Já usou todas as máscaras de hidratação que você tem em casa e não obteve sucesso?  

Calma! Talvez você só esteja fazendo o tratamento errado para os seus fios.  

Você já ouviu falar na nutrição capilar? Ela faz parte, principalmente, do famoso Cronograma Capilar. Inclusive, já falamos neste post aqui mais sobre essa rotina de cuidados para os fios.  

A nutrição capilar é um tratamento muito importante para a saúde dos fios. Responsável por devolver a oleosidade natural do cabelo, perdida no dia a dia.  

Sem a nutrição, as madeixas ficam fracas, sem vida e caem bastante. Além disso, a desnutrição prejudica a retenção da hidratação dentro da fibra, fazendo os cabelos ficarem ressecados, volumosos, indefinidos e sem brilho.  

Cabelo sem nutrição capilar

 

Afinal, o que é a nutrição capilar?  

A nutrição capilar é um tratamento voltado para a reposição de lipídios, ou seja, a oleosidade natural do fio.  Os lipídios reforçam a barreira de proteção formada pela oleosidade natural ao redor da fibra capilar, o que reduz o impacto das agressões diárias e evita danos ao cabelo.  

Eles também são responsáveis pelo aumento da capacidade do fio de reter umidade dentro da fibra e ajuda a manter as cutículas seladas, o que evita o ressecamento.  

Confira abaixo uma lista com os benefícios da nutrição capilar:  

  • Combate ao ressecamento  
  • Sela a cutícula dos fios, fazendo com que as propriedades da hidratação permaneçam por mais tempo dentro da fibra capilar  
  • Promove brilho  
  • Previne o aparecimento de pontas duplas 
  • Combate o frizz 
  • Proporciona maciez e leveza 

Pamela Drudi nutrição capilar

 

Qual a diferença entre a nutrição e a hidratação capilar?  

Muitas vezes a nutrição é confundida com a hidratação. Porém, existem várias diferenças, principalmente, entre a composição e a ação dos procedimentos nos cabelos.  

A hidratação é responsável por repor a água perdida pelos fios, enquanto a nutrição devolve os nutrientes e os lipídios.  

Simples e prático. E um tratamento é complemento do outro na busca do cabelo perfeito.  

Hidratação e nutrição capilar

 

Com que frequência deve fazer a nutrição capilar?  

A nutrição capilar é um tratamento essencial para todos os tipos de cabelos. Pois a perda de nutrientes e da oleosidade natural acontece em qualquer tipo de fio, independentemente de sua textura.  

Nos cabelos mais secos e ressecados, a nutrição deve ser mais intensa e mais frequente para tratar o quadro e devolver a saúde dos fios. O frizz em excesso, opacidade e pontas duplas são sintomas comuns de que as madeixas estão ressecadas.  

Os cabelos crespos e cacheados também necessitam de bastante nutrição pois tendem a sofrer mais com o ressecamento. A textura natural do fio impede que a oleosidade natural chegue às pontas.  

Já as madeixas que passaram por descolorações, colorações e química também necessitam realizar um tratamento nutritivo com mais intensidade. Pois o fio perde muita água e nutrientes durante o processo químico.  

Fazendo a nutrição capilar

 

Como proporcionar nutrição aos cabelos  

A SP Hair Cosmetics trabalha com o conceito do cronograma capilar tanto em suas escovas progressivas como nas linhas de manutenção. Os produtos Home Care da ProActive (Shampoo, Condicionador e Máscara) é a etapa de nutrição.  

Feitos a partir de um blend de óleos e ativos ricos em nutrientes e lipídios que ajudam a repor essas substâncias nos fios, a Linha ProActive garante a nutrição diário que os fios secos, ressecados e quimicamente tratados necessitam. Cuidado profissional no dia a dia.  

ProActive nutrição capilar

Já para quem precisa de uma nutrição capilar mais intensa, a umectação é a melhor opção. Nessa técnica, usada pelas indianas há muito anos, o segredo é aplicar o óleo diretamente no cabelo, da raiz às pontas e com massagem no couro cabeludo.  

É só deixar o ingrediente agindo nos fios por, no mínimo, duas horas e retirar o produto. A nossa dica é dormir com o produto no cabelo.  

O Óleo de Ojon é a melhor opção para essa técnica, ele é feito a partir do puro Ojon e Argan, que oferece aos fios todos os benefícios desses dois ativos.  

Nos cabelos muito ressecados, a umectação pode ser feita uma vez por semana. Já para quem sofre com o excesso de oleosidade e só recorre ao tratamento para dar um “up” nos fios, o ideal é fazer de 15 em 15 dias ou até uma vez por mês. 

Confira com a Andressa Miranda uma forma de como nutrir os fios dormindo: