Você sabe quem foi Naomi Parker Fraley?

SPHAIR Cosmetics

Tenho certeza que você já viu aquele famoso cartaz We Can do It, que serve de ícone para diversas mulheres ao redor do mundo. Mas você sabe quem foi a mulher que inspirou a conhecida arte? Foi a norte americana Naomi Parker Fraley,  que faleceu ano passado, em 2018. Ela também serviu de inspiração para a nossa campanha “Mulheres SPHAIR”. 

Uma mulher de macacão azul e lenço vermelho de bolinhas brancas levantando a manga e mostrando o seu braço forte. Essa é a personagem Rosie a Rebitadora (Rosie the Riveter), que se tornou um ícone global associado à mulher trabalhadora e ao feminismo.  

A imagem surgiu nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial como um cartaz para incentivar as mulheres a trabalharem nas fábricas. 

Mas durante mais de 70 anos a identidade da mulher que serviu de inspiração para a arte foi desconhecida. Ela chegou a ser atribuída a outras mulheres, mas depois de anos de pesquisa do acadêmico James J. Kimble que chegou a Naomi, uma garçonete da Califórnia. 

Em 1942, Naomi Parker Fraley tinha apenas 20 anos quando começou a trabalhar na estação de aérea naval em Alameda, na Califórnia, como garçonete. 

Foi nesta época que um fotógrafo que visitava a base californiana tirou uma foto de Fraley enquanto trabalhava. Mais tarde, o artista J. Howard Miller, a serviço do governo, viu a foto da jovem em jornais e decidiu desenhá-la no cartaz de guerra.

Campanha

O objetivo da nossa campanha é relembrar a história, e apresentar toda a trajetória do empoderamento feminino contando um pouco da personalidade e das conquistas das mulheres ao longo das décadas de 40, 50, 60, 70 e 80.  

“Queremos homenagear as mulheres e as suas épocas”, explica Cristiane Cintra, CEO da SPHAIR Cosmetics. “As mulheres fortes, guerreiras, determinadas e que vem conquistando o seu espaço dia após dia”.  

Quer saber mais sobre a Campanha Mulheres SPHAIR? Confira no vídeo abaixo e também nos acompanhe nas redes sociais (@sphairoficial)!